Um diagnóstico é realmente importante?

Com todo respeito a todos profissionais que, com muita empatia, têm me prestado atendimento e salvado minha vida. Mas já ouvi que essa questão de diagnóstico é relevante apenas para direcionar o tratamento e medicação, mas que não deve servir para colocar ninguém dentro de uma caixa. Inclusive, muitos transtornos possuem atributos em comum, sem falar nas comorbidades, ou seja, quando não se tem um diagnóstico fechado e características de mais de um.

Eu tenho que discordar. Claro que somos particulares, duas pessoas com o mesmo diagnóstico não serão iguais, nenhuma jornada é igual a outra. Dito isto, vamos ao que interessa. Quanto a minha experiência, ter recebido um diagnóstico central (depressão moderada, ansiedade generalizada, fobia social vêm junto no combo) foi fundamental para eu compreender o que estava acontecendo comigo. Todos os dias eu agradeço por aquele psiquiatra ter adentrado a minha vida.

O sofrimento só é agravado quando ficamos sem nenhuma referência. Qual o motivo de nos comportarmos de determinada forma? Eu só queria ter tido acesso a uma explicação precoce. Ter encontrado essa resposta hoje me permite entender a origem de muita coisa e até mudar. Psiquiatras e psicólogos, eu não sei quais as razões de vocês, se existe algum código de ética, talvez se por demorar muito para que o martelo seja batido, por haver tanta confusão, pelos transtornos serem parecidos. Independente do que seja, trabalhando ou não com hipóteses, mesmo que nada esteja prontamente definido, peço encarecidamente que não nos deixem desinformados. Hoje eu entendo como eu penso, sinto e como vou agir e assim posso administrar tudo isso com mais assertividade para uma vida mais funcional e que vale a pena ser vivida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: